Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Album de Figurinhas

Galeria Walt Disney


Houve um tempo, rs, sempre começo minhas postagens com esta frase, dando a impressão que sou muiiittttooo velho , mas nostalgia não tem idade, quem viveu, recorda e sente saudades, principalmente de coisas que hoje não são mais tão comum ... e colecionar album de figurinhas com certeza figura entre elas .

Era o ano de 1976, e a Editora Abril lança nas bancas o livro ilustrado Galeria Walt Disney, que se tornaria rapidamente uma febre entre a gurizada e até mesmo os adultos , com sua capa branca e com uma ilustração grande do Tio Patinhas na capa ladeada pelos personagens Disney, fazia-nos correr atrás dos 255 cromos contendo os principais personagens dos gibis e dos filmes Disney na época ... sem as facilidades de hoje completar o album era tarefa hérculea para meninos que dependia das parcas moedas de uma mesada que nem era assim tão contínua para adquirir os desejados envelopes, as figurinhas repetidas viravam moeda de troca ou cartas de jogo de bafo ( casando viradas para baixo , consistia numa disputa para desvirá-las com uma palmada seca ) .

Em minha cidade não sei se verídico ou não, determinadas bancas saiam mais algumas figurinhas do que outras, tornando alguns cromos verdadeiras raridades, o que fazia-nos as vezes andar bairros ou mesmo pegar o trem para ir na cidade vizinha e comprar envelopes para ver se saia determinados personagens, eu me lembro que fiquei uns seis meses até conseguir a Mabel, da turma da mata, namoradinha do Coelho Quincas, quase não acreditava quando dei 50 figurinhas nela , com um amigo de outro bairro e completei meu album, meu coração pulava de contentamento ao colar e marcar um X no controle da última página no número 60 .

E veio uma descoberta importante , o gostoso não era completar, era correr atrás, pois com o album completo acaba-se a emoção da busca, as negociações com os colegas, a expectativa do encontro ... acho que todo colecionador é meio assim como eu , pois o objeto do desejo é sempre o inalcançável e aí que tá a graça da coisa .

Acho que nunca houve que me lembre uma nova febre como esta, surgiram outras coleções, outros albuns, como o Festival HB ( Hanna Barbera ), mas nunca mais houve um album como o Galeria Disney de 1976 .

( Nota : Eu tenho uma cicatriz no dedo até hoje que me faz lembrar deste album, pois minha cola acabou e tive a brilhante idéia de cortar o tubo para aproveitar o finzinho quando a tesoura me escapou e cortou meu dedo indicador ! )

As imagens que ilustram esta postagem foram oriundas do blog do Tevinho e Equipe
                                                     Livro Gratis


O Album Completo

















10 comentários:

  1. Simplesmente...SENSACIONAL!!!
    Beijos
    Celina

    ResponderExcluir
  2. Álbuns de figurinhas ensinam uma das maiores verdades... a emoção de conquistar algo, esperar até finalmente atingir o objetivo. A procura pela figurinha mais difícil repete-se várias vezes ao longo da vida...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha esse álbum mas não consegui concluí-lo...adorei relembrar,deu uma saudade

    ResponderExcluir
  4. Também tinha esse album, infelizmente não consegui completá-lo sniff..rs parabéns pela postagem bateu saudades

    ResponderExcluir
  5. Lembro-me que no Rio as figurinhas mais difíceis eram negociadas em dinheiro mesmo como a do Tio Patinhas, da Mabel e ainda da Baleia que era a mais rara e, consequentemente, a mais cara.

    ResponderExcluir
  6. Também tive esse ábum, consegui completá-lo com a ajuda dos meus tios, a mais rara na minha região era a da Madrasta da branca de neve, pena que não tenho mais o álbum. Comecei o da hanna-barbera e o superman - o filme, mas não os completei.
    Fábio Eduardo - Sto. André - SP

    ResponderExcluir
  7. Não consegui completar o meu, e olhando as suas figurinhas posso ver quais estavam faltando!. Tenho meu album e ontem mesmo achei um "pacote" de figurinhas repetidas que nunca troquei. Saudade

    ResponderExcluir
  8. Acho engraçado, houve tantos albuns MônicaF. , mas nenhum deles conseguiu ser a febre que foi o Galeria Disney ... até hoje ( e olhe que beiro os 50 ) em roda de amigos, eles se lembram e tem esta reação ... " - Ah ! Me bati atrás da figurinha tal, dei tantas a troco de tal ... "

    ResponderExcluir
  9. No meu bairro aqui no Ipianga o Peter Pan e o Panchito valiam mais de 50 figurinhas cada deu trabalho mas completei meu album, foi realmente uma febre na epoca... mta saudade deste tempo maravilhoso...

    ResponderExcluir
  10. Peter Pan e Panchito deu canseira mas consegui kkkkkkk saudades do tempo bom que viviamos à epoca. sem palavras ...

    ResponderExcluir

Acrescente seu ingrediente pessoal na Panela
( Obrigado pelo seu comentário ! )