Falar destas publicações nos dias de hoje, soará totalmente estranho aos mais jovens, pois se você tem menos de 25 anos possivelmente nunca folheou uma delas , os romances em fotos ou novela em quadrinhos que contavam uma história utilizando fotos sequenciais com os diálogos como nos quadrinhos , oriunda na maior parte da Itália teve seu um mercado cativo nos anos 50 até meados dos anos 70 e declinando nos 80 .
Aqui no Brasil títulos como Súper Novelas Capricho, ( Editora Abril ) , Grande Hotel
( Editora Vecchi ), Sétimo Céu ( Editora Bloch ) disputavam as bancas e um público na sua maioridade feminina avidas por histórias de amor, de mocinhas de origem humilde que luta por um amor difícil e complicado alcançando seu objetivo no final feliz .
Foi capaz de criar estrelas inesquecíveis tal qual os artistas de cinema cultuados até hoje :
- Franco Gasparri
- Franco Dani
- Franco Andrei
- Michella Roc
- Rosana Galli
- Katiuscia
- Marina Coffa
- Sandro Moretti
- Jean Mary Carletto
- Claudia Rivelli
No Brasil a Editora Bloch em sua Sétimo Céu publicava histórias produzidas aqui com artistas brasileiros . Rostos conhecidos da tv e da música protagonizavam romances tal qual a temática italiana, de mocinhas ingenuas e sofridas em busca de seu grande amor impossível que no último quadro tornava-se possível com o indefectível beijo final .
Silvio Santos Galã de Fotonovela:
Uma rara revista Melodias da década de 60, mostrou um jovem Silvio Santos de cabelos negros e a rainha da Jovem Guarda Wanderléia , interpretando Neide, uma moça tímida que sonhava em aparecer na TV, se revelando uma cantora. Após muitas tentativas de encorajar a moça a vencer suas dificuldades e brilhar na TV, Silvio acaba descobrindo o desejo e afeto pela sua protegida. Na capa da revista, aparecem Silvio e Wanderléa abraçados, com a manchete: "A VERDADE SOBRE SILVIO SANTOS E WANDERLÉA" As Fotonovelas não estão mais nas bancas, sendo hoje apenas saudades daqueles que como eu tiveram seus sonhos povoados por histórias que queríamos viver , um gênero que só não morreu por completo pela lembrança e culto de alguns muitos abnegados que utilizam a internet para trocar informações, revistas, imagens e principalmente saudades de antigos ídolos que por terem feito parte de nossa juventude, são quase como velhos amigos . Citações :Estes conhecem muito de fotonovelas Gladys e Gisele Martins ( Comunidade Eu Lia Fotonovelas no Orkut ) Blog As Fotonovelas |
Eu ainda cheguei a ler algumas fotonovelas com a Katiuscia, na infância... achava este nome lindo!
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Obrigado Ana, e seja muito bem vinda !
ResponderExcluirEu era um fã inveterado de fotonovelas sem vergonha ou traumas, pois isso era coisa de menina, rs ... eu sempre fui um romantico, e isso era coisa de romanticos e sonhadores ... além do que minha primeira paixão foi Michela Roc, e não podia deixar de vê-la sempre ! Rs
Grande abraço !